sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Panetone Integral




ingredientes:
250 ml de leite
04 Colheres de margarina ou manteiga
03 Ovos
02 e 1/2Colheres de fermento fresco
08 Colheres(sopa) de açucar
02 Colheres(sopa) de essência de baunilha
02 Colheres(sopa) de essência de panetone
250 gramas de frutas cristlizadas
01 e 1/2 copo(200 ml) de farinha de trigo branca
03 Copos(200 ml) de farinha de trigo integral
01 Colher(chá) de sal

Mode de Preparo:
Faça uma esponja com 50 ml de leite e 2 colheres de farinha de trigo branca,
deixe crescer por 15 minutos. Coloque todos os ingredientes na máquina de fazer pão ou amasse muito bem com as mãos (menos as frutas cristalizadas), na ordem a cima e ligue no ciclo amassar, depois de amassado adicione as frutas, molde e coloque nas formas de panetone, asse por aproximadamente 25 minutos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dica de Saúde



 Germen de Trigo
O germe de trigo representa aproximadamente 2% do grão de trigo e nesta pequena porção está concentrada uma riqueza impressionante de nutrientes, sendo considerada a maior fonte de vitamina E da natureza.


COMPOSIÇÃO O germe de trigo contém a maioria dos minerais, vitaminas e outros nutrientes conhecidos, num total de 52 principios ativos, os quais estão presentes também no Óleo de Germe de Trigo. Entre estes destacam-se por suas dosagens significativas:


Ácidos Graxos Essenciais: Ácido Linoléico e Linolênico;
Aminoacidos: Arginina, Cistina, Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Tirosina, Treonina, Triptofano e Valina;
Minerais: Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio e sódio;
Óligo-elementos: Alumínio, Boro, Cobalto, Cobre, Cromo, Mangânes, Molibdenio, Selênio e Zinco;
Vitaminas: Alfatocoferol (Vit. E), Ácido Fólico, Ácido Pantotênico (B5), Biotina, Caroteno (Vit. A), Colina, Inositol, Niacina (B3) Piridoxina (B6), Riboflavina (B2), Tiamina (B1).








É considerada um dos mais ativos anti-oxidantes, principalmente quando está associado com o selênio. Atua contra a oxidação de compostos graxos e da vitamina A. Apresenta sinergia principalmente com o selênio, a vitamina A, C e o Manganês. Atua de modo extenso e diverso em nosso organismo, proporcionando os seguintes beneficios:




Melhora a fertilidade em ambos os sexos.
Aumenta o oxigênio das células.
Apresenta função anticoagulante e vasodilatador das artérias.
Ajuda na formação de pele nova nas áreas feridas ou queimadas.
Melhora a circulação sanguínea nas extremidades contrariando assim o aparecimento de varizes e eczemas.
Previne partos e abortos prematuros.
Protege a membrana celular do ataque de radicals livres, ajudando a impedir o envelhecimento precoce de nossa pele.




O alto teor de vitamina E, excelente antioxidante, contido no óleo contribui para estabilizá-lo, isto é, impedir a combinação do oxigênio com os ácidos graxos presentes. Por esta razão é considerado um alimento de alto valor biológico para a saúde.






Indicações: Beleza e saúde da pele: O Óleo de Germe de Trigo melhora a nutrição das células, prevenindo o ressecamento e as rugas, com a aproximação da menopausa. Aplicado diretamente na pele, é excelente para recuperar a pele seca e áspera. É ótimo para acelerar a cicatrização de feridas e de queimaduras.
Fisiologia sexual: Pela ação da vitamina E combinada com zinco, o Óleo de Germe de Trigo ativa as glândulas sexuais melhorando a produção de hormônios e com isto a fertilidade em ambos os sexos. Na mulher ajuda a regular os ciclos menstruais, retarda e atenua os problemas relativos à menopausa. Indicado para as gestantes, como prevenção de abortos e partos prematuros.


Resistência fisica nas práticas esportivas: Uma dúzia de cápsulas de Óleo de Germe de Trigo, diariamente, aumenta a resistência e a capacidade física de um esportista em mais de 30%. Esta melhoria de desempenho é motivada pela vitamina E que aumenta o poder de resistência à fadiga do atleta, permitindo melhor atividade muscular.


Sistema circulatório: Através da vitamina E, o Óleo de Germe de Trigo age como anticoagulante e como ativador da circulação sanguínea. É excelente para prevenir problemas cardio-vasculares: arteriosclerose, trombose das coronárias, angina do peito e flebite. Ele age nos poquenos capilares, tornando-os mais resistentes evitando os derrames. E notável a sua ação contra as varizes e a deficiência de circulação nas extremidades.




As Propriedades Medicinais das Frutas


 
 
 

Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.
Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes, etc. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais, etc. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais.
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie. Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais:
  • ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
  • ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
  • ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.
  • AMEIXA - É purgativa, depurativa.
  • AMÊNDOA - É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias  urinárias.
  • ARAÇA - É calmante.
  • AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
  • BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
  • CAMBUCÁ - É bom para o estômago.
  • CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
  • CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
  • CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
  • COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermese útil nas inflamações intestinais.
  • FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.
  • FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.
  • JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
  • GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.
  • GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.
  • JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.
  • LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal,  laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.
  • LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina C.
  • LIMÃO - O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito.
    Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
  • MAÇÃ - Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.
  • MAMÃO - É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.
  • MANGA - É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
  • MANGABA - É digestiva.
  • MARACUJÁ - É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
  • MARMELO - É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
  • MELANCIA - É calmante, diurética, refrigerante.
  • MELÃO - É calmante e diurético.
  • MORANGO - É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
  • NOZ - É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.
  • PÊRA - É diurética e abaixa a pressão.
  • PÊSSEGO - É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
  • PITANGA - É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.
  • ROMÃ - As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
  • SAPOTI - É refrigerante.
  • TAMARINDO - É laxante e até purgativo.
  • UVA - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa,diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dica de Saúde "Gergelim"


PODEROSO GERGELIM
As pequeninas e saborosas sementes são um excelente coadjuvante na perda de peso. De quebra, ainda contribuem para uma dieta saudável e equilibrada.
Nem só de incrementar o visual de pães e biscoitos vive o gergelim.
As sementinhas, que há séculos são consumidas no Oriente, vêm ganhando status de alimento pra lá de saudável por aqui, por causa de uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição, características que o colocam como um poderoso aliado do corpo, tanto para quem quer manter a forma física quanto para as que desejam um cardápio equilibrado.
Como toda semente, possui uma alta concentração de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino. "Ele aumenta a saciedade porque tem uma carapaça de nutrientes que, até ser quebrada para que ocorra a absorção do alimento, precisa de tempo, prolongando assim a vontade de comer. E ainda existem as proteínas, que também promovem a saciedade e ajudam na prevenção de flacidez".
O alimento em si não emagrece, porém alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal. Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea, pois proporciona maior duração da saciedade e contribui para a boa disposição. "Para completar, por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo)".


"No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo". O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular ou em casos de disfunção erétil.  

Indicações para o uso do Gergelim

- Tonifica o fígado e os rins;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% é constituído de ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico e outros.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Muffins de chocolate

Muffins de chocolate



  • Ingredientes
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de chá de canela em pó
  • 1 pote de iorgute natural
  • 25 g de margarina derretida
  • 1 ovo ligeramente batido
  • 200 g de chocolate meio amargo picado para recheio
      Modo de Fazer

  1. Em outra vasilha coloque todos os ingredientes líquidos e misture bem
  2. Misture os ingredientes líquidos com os secos, e misture bem até forma uma massa firme meio aerada
  3. Coloque em forminhas de muffins ou naquelas de papel
  4. Coloque massa pela metade da forma e coloque um pedaço de chocolate e comp
  5. Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes secos misture bem e reserve
  6. lete com um pouco de massa (procure não encher a forminha pois ele cresce um pouco)
  7. Leve ao forno pré-aquecido à 180º graus dentro de um tabuleiro.
  8. coloque alguns enfeites de sua preferencia para dar mais charme e está pronto.

domingo, 1 de novembro de 2009

Pão de Queijo Especial

Ingredientes
-1 kg de polvilho doce
-2 copos (requeijão) de leite
-1 copo (requeijão) de água
-1/2 copo (requeijão) de óleo
-3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga com sal
-1 colher (sopa) de sal
-12 gemas de ovo (6 caipira e 6 de granja)
-1/2 queijo minas curado ralado (500g a 600g)
-1 pacote (200g) de queijo par mesão ralado
-claras de ovos até dar o ponto (8 unidades)

Modo de Preparo

Numa bacia, coloque polvilho doce e reserve.

Numa panela, coloque leite, água, óleo, margarina ou manteiga com
sal e sal. Leve ao fogo médio e deixe até ferver. Desligue o fogo
e despeje sobre o polvilho (reservado acima).

Mexa até que o polvilho fique todo envolvido, aguarde até que
esteja totalmente frio e só então comece a amassar. Adicione as
gemas de ovo (6 caipira e 6 de granja) um a um para não
empelotar. Junte o queijo minas curado ralado,queijo parmesão ralado
e as claras até dar o ponto.

Prove para ver se está bom de sal e, se necessário, corrija.
Agora é só enrolar, colocar numa assadeira e levar ao forno
pré-aquecido a 200 º C por 20 minutos.